Tecnologia de Automação
Tecnologia de Automação na Construção de Máquinas e Instalações

Tecnologia de Automação

Tecnologia de Automação na Construção de Máquinas e Instalações

A tecnologia de automação compreende o projeto de sensores e atuadores, a sua regulação e os controlos para as máquinas, bem como a comunicação entre sistemas. Todos os componentes estão representados nos esquemas. Com o projecto EPLAN, pode criar uma imagem digital completa dos esquemas e um gémeo digital da tecnologia do armário de controlo. Isto serve como principal fonte de informação sobre todos os componentes e dados da máquina para os departamentos de engenharia e fabrico da sua empresa. Em termos de digitalização e automação, o nosso objectivo é permitir-lhe criar os seus próprios esquemas com o menor esforço possível.

Fundamentos

Tecnologia de Automação - O que é?

A tecnologia de automação é uma disciplina independente. É utilizada em todas as áreas da tecnologia relacionada com a engenharia de máquinas e instalações. Com as soluções EPLAN, tem uma enorme gama de funções relacionadas com esta disciplina ao seu alcance.

Fundamentos da Tecnologia de Automação na Engenharia

Os conceitos básicos incluem a medição contínua utilizando sensores e controladores lógicos programáveis (PLCs) para os atuadores. Os parâmetros para configurar os atuadores podem ser baseados nos resultados das medições dos sensores. Quanto maior for o grau de automação, maior será o número de sensores e atuadores utilizados nos processos de engenharia. A comunicação entre estes elementos é possível através de sistemas fieldbus. Projetar máquinas é uma tarefa de engenharia complexa na qual muitos parâmetros devem ser tidos em conta, e trabalhar com listas de sensores/atuadores é uma parte comum desta tarefa. Estas listas podem ser importadas para o EPLAN e, como resultado, o processo de conceção pode ser completamente digitalizado .

Fundamentos da Tecnologia de Automação com EPLAN

A tecnologia de automação na Plataforma EPLAN torna possível aos utilizadores automatizar muitas etapas de trabalho, incluindo a geração completamente automática de esquemas. Passo a passo, existe uma mudança de metodologia na engenharia de projeto. A cada etapa de automação, a criação de esquemas e documentação para o fabrico torna-se mais eficiente e requer menos trabalho manual. A estruturação de uma tarefa de engenharia de projeto, de um produto ou de uma máquina constitui a base da automação. Na engenharia, isto é referido como a estrutura funcional. Inclui funções do produto que têm uma relação clara com os atuadores.

Dicas para Utilizadores EPLAN

Que Possibilidades de Automação Oferece o EPLAN?

O EPLAN ajuda-o a configurar os seus processos de engenharia em todas as disciplinas. Para si, isto significa um aumento significativo da eficiência ao trabalhar no seu projeto EPLAN, uma vez que todos os seus dados digitais fluem perfeitamente de uma solução para outra, tornando-se ainda mais aprimorados em cada etapa do processo.

Automação das Etapas de Trabalho

Documentação incompleta, muitos cliques para encontrar informação, monitorização manual do projeto e criação manual de documentação externa: o trabalho diário em engenharia é frequentemente caracterizado por muitas etapas de trabalho recorrentes que se repetem de projeto para projeto. Estas tarefas podem representar, em média, 20% do tempo de trabalho, tempo que se poderia poupar através da automação. A Plataforma EPLAN oferece-lhe uma variedade de funções, tais como automatizar ações recorrentes, soluções de um clique, implementação de processos padronizados, exportações específicas da empresa e muito, muito mais.

 

Automação Direta através da Plataforma EPLAN

Automação também significa exercer o controlo automático das funções do programa. A plataforma EPLAN oferece amplas possibilidades para que os utilizadores simplifiquem os fluxos de trabalho ou executem automaticamente várias ações consecutivas, com apenas um clique.

Melhores Práticas

Automação na Teoria e na Prática

O Centro Europeu de Transformação 4.0 (E4TC) na universidade alemã RWTH Aachen realizou alguns estudos sobre a digitalização estratégica da conceção de processos de engenharia e tecnologia de controlo de máquinas e instalações.

O seu Valor Acrescentado: Economia de Tempo, Benefícios de Custos, Mais Tempo para a Inovação

A principal conclusão do estudo "Engenharia 4.0": a automação parcial dos processos de engenharia consegue alcançar uma realção ótima de esforço e benefícios a partir de uma perspetiva empresarial. A capacidade de automatizar ou gerar, para além da criação de esquemas, depende do rigor e da disponibilidade digital dos dados de configuração. O estudo mostra que investir 10 a 20 por cento do esforço na padronização resulta na geração automática de até 80 por cento dos esquemas.

Disciplinas

Três Fases da Engenharia Automatizada

Que abordagens específicas adotam as empresas para automatizar com sucesso os seus processos de engenharia? O estudo da eficiência também oferece resultados esclarecedores nesta área: a base encontra-se numa boa estruturação de funções reutilizáveis, tais como variantes ou opções. Estas funções são descritas em circuitos parciais e geridas centralmente em bibliotecas de macro. Os esquemas para novas encomendas podem ser compilados mais rapidamente com esta estrutura de produto modular e orientada para a função. Se forem utilizados configuradores de produto ou de vendas numa empresa, estes dados da encomenda podem ser importados diretamente. O resultado é que os esquemas são gerados ou através de guias de diálogo ou completamente em segundo plano e de forma totalmente automática, tanto na plataforma como através de uma aplicação web.

Tecnologia de Controlo

Unidades de Controlo PLC e Troca de Listas de Atribuição

A tecnologia de controlo é um ramo da tecnologia de automação e uma área importante e de elevada responsabilidade para os utilizadores EPLAN. Uma visão geral dos tópicos mais relevantes e dos serviços mais úteis.

Códigos e Normas em Tecnologia de Controlo

A norma internacional IEC 61131-3 (também IEC 1131 e/ou 61131) é uma norma válida em todo o mundo para as linguagens de programação utilizadas para os controladores lógicos programáveis. A engenharia mecânica utiliza habitualmente controlos sequenciais digitais ou binários enquanto que a engenharia de processos envolve uma combinação de sinais analógicos e digitais.

Dados do Dispositivo no EPLAN Data Portal

Os projetos EPLAN permitem projetar sensores, sinais, controlos e atuadores digitais e analógicos. O EPLAN Data Portal constitui a base para os dados do dispositivo.

Exemplo de Aplicação: Interface PLC TIA

Os dados dos dispositivos PLC de vários fabricantes estão disponíveis no EPLAN Data Portal, incluindo da Siemens. Pode descarregar instruções aqui.

Listas de Entradas e Saídas (I/O) para Importação e Exportação

A funcionalidade EPLAN "Exportar/Importar Listas" é utilizada para a importação e exportação dos sinais. A Ajuda EPLAN está disponível para si, por exemplo, para poder aceder às listas IO mesmo sem instalar o software EPLAN. O EPLAN oferece a possibilidade de fornecer a cada controlador os dados necessários através da interface aberta do AutomationML.

Temos Todo o Prazer em Ajudar!

Deseja saber mais sobre as nossas soluções ou está interessado em algum dos nossos serviços? Contacte-nos e teremos todo o prazer em ajudar.