O futuro da indústria é orientado para a IA: a Eplan e a Rittal destacam a automação industrial orientada para a IA na Hannover Messe
Hannover Messe 2025
O crescimento do negócio face à concorrência internacional é um desafio constante para as empresas industriais, especialmente na Europa e em particular na Alemanha. Graças à inteligência artificial, existem também muitas oportunidades, sobretudo nas áreas da engenharia mecânica, elétrica, de processos e de instalações. Na Hannover Messe 2025, a Eplan e a Rittal irão demonstrar como a IA pode ajudar as empresas a avançar e a prepararem-se para o futuro com vários estudos de caso práticos e reais envolvendo a Siemens e a Microsoft. O tema: A automação industrial orientada para a IA é o futuro. Além disso, os visitantes poderão ver outras inovações de alta tecnologia, como o Diret Liquid Chip Cooling da Rittal, que torna tecnologicamente possíveis as aplicações de IA em centros de dados. Existem também inovações e desenvolvimentos no software Eplan, distribuição de energia e tecnologia de armários da Rittal, bem como processamento e maquinação de cobre com os sistemas de automação da Rittal.

Professor Niko Mohr: “A liderança em IA e a experiência em software, combinadas com um profundo conhecimento do sector, são as alavancas fundamentais para uma nova curva de crescimento e para a competitividade internacional das empresas industriais”.
"A liderança em IA e a experiência em software, combinadas com um profundo conhecimento da indústria, são as principais alavancas para uma nova curva de crescimento e competitividade internacional para empresas industriais", diz o professor Niko Mohr, membro do Conselho Executivo do Grupo Friedhelm Loh e CEO da Rittal International e da Rittal Software Systems. Ele acrescenta: "O futuro será impulsionado pela IA, especialmente no planeamento, design e engenharia de instalações. A Eplan e a Rittal são pioneiras e avançam na automação industrial através da IA e mostram como esta tecnologia irá melhorar a engenharia mecânica, elétrica, de processos e de instalações no futuro."
Na Feira de Hanôver, estas duas empresas do Grupo Friedhelm Loh responderão a perguntas sobre como a IA ajudará em breve os designers eléctricos, engenheiros e projectistas a melhorar o seu trabalho diário de formas novas e inovadoras. A Eplan e a Rittal já reuniram estudos de caso de projectos reais, como a geração assistida por IA de layouts de placas de montagem com base no Microsoft Azure Open AI Service. A Eplan está a trabalhar com a Siemens numa integração abrangente de ponta a ponta que irá digitalizar e automatizar todo o processo de engenharia no futuro. "Se os sistemas de IA puderem ser interconectados entre si, tanto de forma multifuncional quanto independente, elevaremos os benefícios para os clientes a um nível totalmente novo. Na tecnologia de automação, por exemplo, podem ser obtidos ganhos de eficiência consideráveis, como a redução dos tempos de conceção e planeamento. As ferramentas assistidas por IA permitem que os programadores simulem uma variedade de cenários diferentes em apenas alguns minutos, algo que anteriormente levaria dias ou mesmo semanas. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora de forma significativa e consistente a qualidade dos resultados", diz Sebastian Seitz, CEO da Eplan. A ambição e o objetivo são bastante claros: utilizar a IA nas soluções atuais para satisfazer os requisitos específicos da indústria e automatizar todo o processo de engenharia.

Sebastian Seitz: "Se os sistemas de IA puderem ser interligados entre si, tanto a nível interfuncional como de forma independente, elevaremos os benefícios para os clientes a um nível totalmente novo".
A IA precisa de dados, da mais alta qualidade e em formatos normalizados.
A base de qualquer solução de automatização, mesmo que utilize IA, são os dados de primeira classe. Este desafio é cumprido pelo requisito que a Eplan estabeleceu há anos com a norma de dados EDS, ou seja, dados de artigos totalmente detalhados, documentados e normalizados. Atualmente, o portal de dados Eplan contém mais de quatro milhões de registos de dados para os utilizadores. Além disso, a Eplan apresentará a futura Plataforma Eplan 2026 em Hannover. Como antevisão, os visitantes terão as primeiras impressões das extensões funcionais das soluções de engenharia.
A atual infraestrutura de TI está preparada para a IA?
A Hannover Messe apresenta uma vasta gama de aplicações de IA que prometem benefícios económicos revolucionários. Mas estarão os centros de dados preparados? A potência de computação e a densidade de potência para a IA representam um novo território tecnológico, uma vez que os limites físicos do arrefecimento a ar estabelecido e existente são ultrapassados. A Rittal está a introduzir um tipo completamente novo de unidade de distribuição de refrigerante (CDU) que utiliza a refrigeração direta de chips à base de água para fornecer mais de 1 megawatt de potência de refrigeração, tornando os centros de dados adequados para aplicações de IA.

A Eplan e a Rittal respondem à forma como a IA irá em breve ajudar os projetistas, engenheiros e planeadores eléctricos a melhorar o seu trabalho diário de formas novas e inovadoras.
A normalização coerente acelera a distribuição de energia
A transformação digital e a transição energética requerem energia eléctrica - e muita! A nova plataforma de sistema RiLineX acelera a produção de distribuição de energia no fabrico de comutadores e painéis de controlo, de modo a poupar 75% de tempo durante a montagem. Na feira, a Rittal apresentará oito novos painéis de distribuição em larguras de caixa padrão para 550 A e 800 A ou 380 kW e 500 kW. Com uma abordagem de plataforma sistematizada, a empresa está a avançar com a normalização internacional. Criou uma rede de parceiros tecnológicos que estão a desenvolver componentes "Ready for RiLineX" que podem ser ligados diretamente através de um sistema de clique ao quadro de distribuição. Na feira, a Rittal apresentará novos parceiros que cobrem uma ampla gama de aplicações à prova de futuro para CA e CC.
Os novos produtos também incluirão máquinas de processamento de cobre da Rittal Automation Systems, como o terminal dobrável BT 20E, bem como novas soluções de caixas de sistemas. Por exemplo, o novo AX IT Nano DC protege a crescente infraestrutura de TI, como servidores e comutadores, em ambientes industriais agressivos. Os armários compactos AX estão agora também disponíveis em novos tamanhos que são particularmente adequados para utilização com armários de chão ou para aplicações de transporte logístico.