Automação na nuvem: EPLAN Cogineer Advanced
A EPLAN apresentou uma antevisão na Feira de Hannover 2018: com o EPLAN Cogineer Advanced, a empresa fornecedora de soluções disponibilizará o seu software de automação através de um modelo "software como um serviço" (SaaS - Software as a Service). Assim, as duas áreas funcionais, Designer e Project Builder, apenas poderão ser utilizadas como soluções baseadas na nuvem com licenças separadas. Naturalmente, a segurança dos dados está garantida: os direitos de utilizador para o Designer, onde são definidos os conjuntos de regras e macros para a criação automática de esquemas, podem ser claramente definidos através de uma nova função de Gestão de Direitos.
Na Feira de Hannover deste ano, a EPLAN apresentou uma antevisão da nova fase de expansão do seu software de automação. O EPLAN Cogineer Advanced apresenta mais funcionalidades na área de interfaces e instanciação através de licenças separadas para as duas áreas funcionais - Designer e Project Builder. Por este motivo, os modelos criados no Designer também só podem ser editados no Designer pelo grupo de utilizadores que recebe autorização de acesso através de uma nova funcionalidade de Gestão de Direitos. Isto permite respeitar um requisito fundamental em termos de segurança de dados. Outra funcionalidade interessante é o novo modelo de negócios. A próxima Versão 2.8, cuja comercialização está prevista para o final do verão de 2018, poderá ser utilizada como software, como um serviço totalmente baseado na nuvem.
Interface XML para integração de processos
O EPLAN Cogineer Advanced possui uma interface de importação baseada no formato XML. Com esta interface é possível importar configurações completas, incluindo todos os respetivos conjuntos de valores. Isto representa claras vantagens para os utilizadores: o software pode ser rapidamente integrado em processos e podem continuar a ser utilizados dados existentes para a criação automática de esquemas. Na prática, isto significa poupanças de tempo adicionais e qualidade garantida pois é possível evitar o armazenamento e introdução de dados duplicados.
Configuração dinâmica
Outra nova função do EPLAN Cogineer Advanced é a possibilidade de instanciação de elementos típicos. Durante os processos de configuração, os utilizadores podem selecionar dinamicamente as funções ou circuitos parciais que pretendem utilizar nas características estruturais dos projetos. A utilização múltipla de funções parciais e completas também é suportada. A instanciação destes elementos típicos também pode ser diretamente controlada através da importação de dados XML criados a montante no processo. A principal vantagem da instanciação de elementos típicos: não é necessário criar uma configuração a 100% para cada variante e estrutura de um projeto de destino. Isto é uma enorme vantagem especialmente em engenharia de unidades de fabrico, onde raramente a estrutura de documentação de um projeto corresponde à de outro. Os engenheiros de unidades de fabrico e integradores de sistemas poupam imenso tempo quando podem reutilizar partes de uma configuração.
O sistema "inteligente"
A introdução de dependências e fórmulas lógicas será consideravelmente simplificada em todas as versões do EPLAN Cogineer. Um novo Assistente de Fórmulas garantirá que futuramente a introdução de condições e fórmulas lógicas, ou seja, todo o conhecimento de relações de uma função ou grupo funcional, possa ser realizada mais facilmente e, principalmente, sem erros. Dependendo do tipo de variáveis de configuração, apenas serão apresentados os operandos permitidos para o respetivo tipo. Ao mesmo tempo, o Assistente de Fórmulas sugere todos os nomes de variáveis disponíveis, em tempo real, durante a introdução. Por este motivo, são impossíveis erros tipográficos durante a introdução, o que permite garantir uma qualidade consistentemente elevada durante o desenvolvimento de projetos. Descubra mais em: <link https: www.eplancogineer.com _blank>www.eplancogineer.de/pt/home. ©EPLAN Software & Service, April 2018