EPLAN estabelece uma parceria tecnológica com a Dassault Systèmes
A Dassault Systèmes aderiu à Rede de Parceiros EPLAN
A transformação digital só se pode tornar realidade com sistemas em rede, dados de ponta a ponta e uma colaboração estreita entre os fabricantes. Para este efeito, a EPLAN fundou a Partner Network no final de 2020, que atualmente conta com 65 fabricantes como membros. Uma das mais recentes adições é a empresa internacional de tecnologia Dassault Systèmes, que se juntou à rede como parceira em abril deste ano. A interface entre a plataforma EPLAN e a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes será assim sistematicamente alargada por ambas as partes, que trabalharão em conjunto.
Foi oficializado no primeiro dia da Hannover Messe: A EPLAN e a Dassault Systèmes estabeleceram uma parceria tecnológica no âmbito da EPLAN Partner Network, através da qual ambas as partes irão trabalhar na expansão da interface entre a EPLAN e a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes. O objetivo é a integração perfeita da engenharia elétrica e da tecnologia de energia de fluidos no contexto do desenvolvimento de produtos. O Diretor Executivo Eurocentral da Dassault Systèmes, Dominic Kurtaz, e o CEO da EPLAN & Cideon, Sebastian Seitz, assinaram o contrato em Hanover, na Alemanha. Os parceiros contribuirão de forma benéfica com a sua experiência no interesse dos seus clientes partilhados, permitindo assim que as empresas criem processos de desenvolvimento digital de ponta a ponta.
Procurar obter maior eficiência nos processos
Sebastian Seitz explica: "Com a interface bidirecional entre a plataforma EPLAN e a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, estamos a aumentar a eficiência dos processos dos nossos clientes comuns. Quando todos os sistemas estão ligados entre si de forma bidirecional - ECAD, ERP e PDM, por exemplo - os utilizadores trabalham de forma verdadeiramente interdisciplinar e, portanto, de forma muito mais eficiente."
"Com esta parceria, apoiamos os nossos clientes comuns na obtenção de novas dimensões de eficiência e produtividade no que diz respeito ao desenvolvimento holístico de produtos com base na criação e capitalização de gémeos virtuais", acrescenta Dominic Kurtaz, Diretor Executivo Eurocentral da Dassault Systèmes. "A interface bidirecional simplifica numerosos processos e cria novas oportunidades de colaboração para os nossos clientes. Estamos, portanto, muito satisfeitos por dar este passo inovador juntamente com a EPLAN."
A parceria será alargada nos próximos meses. Ambas as empresas estão a trabalhar em conjunto para otimizar ainda mais a interface - o PLM 3DEXPERIENCE Connector - e fornecer novas soluções para o desenvolvimento de produtos digitais no ambiente da nuvem. Também está previsto um ambiente de demonstração conjunto como parte da Engineering Collaboration Network (Rede de Colaboração de Engenharia) (www.ecn-online.com) com vídeos e dados de amostra no ambiente de nuvem do PLM, bem como a interação conjunta em projetos de clientes.
Ligação bidirecional entre a engenharia e o PLM
A interação entre a EPLAN e a plataforma 3DEXPERIENCE permite que os processos de gestão de dados para engenharia elétrica e engenharia de energia de fluidos possam ser controlados automaticamente. A particularidade desta interação é que o acesso à plataforma baseada na nuvem da Dassault Systèmes está disponível diretamente no EPLAN Electric P8 e no EPLAN Fluid. Por exemplo, as listas de componentes e as listas técnicas podem ser sincronizadas com apenas um clique. Para os utilizadores de ambas as plataformas, a automatização dos processos de rotina torna o trabalho diário ainda mais fácil - operações comuns como procurar, encontrar e criar projetos, fazer o check-in ou o check-out dos mesmos ou exportar páginas de projetos EPLAN para formatos neutros são todas realizadas de forma muito mais eficiente com a interface. A criação rápida e fácil de documentos, em particular, poupará tempo e esforço aos utilizadores, uma vez que tudo o que é necessário para produzir em formatos neutros é uma marca de verificação ao efetuar o check-in. Os formatos neutros são então automaticamente ligados ao projeto EPLAN associado.
A EPLAN e a plataforma 3DEXPERIENCE têm uma comunicação bidirecional. O check-in de projetos da EPLAN na plataforma é automatizado, assim como a abertura de projetos do sistema de PLM. Os atributos de PDM descritivos importantes, incluindo informações para o cabeçalho do projeto (a título de exemplo), podem ser adicionados em toda a empresa na plataforma 3DEXPERIENCE e estão automaticamente disponíveis durante o próximo check-out do projeto EPLAN. Além disso, o software suporta a funcionalidade de PDM tradicional, como a aprovação ou a transferência de documentação para o fabrico.