EPLAN, Rittal e Phoenix Contact: Padrões definidos para a industrialização na construção de quadros elétricos

"Engenharia e Produção Inteligente - Eficiência na construção de quadros elétricos"

O ponto de partida começou há cinco anos: Eplan, Rittal e Phoenix Contact fundaram uma parceria tecnológica para a construção e fabrico de quadros eléctricos - “Smart Engineering and Production 4.0”. O seu objetivo era a digitalização integrada dos processos de engenharia e produção. Hoje, essa visão tornou-se em soluções testadas e comprovadas que abrem um caminho de industrialização para as empresas. Essas soluções são utilizadas dia após dia e garantem um processo eficiente de criação de valor, enfatizando algo que vai desde a engenharia até ao fabrico, vendas e serviços: Sequência contínua dos dados, de início ao fim, com base numa única fonte garantem a total coerência do projeto.

Os objetivos eram ambiciosos quando as empresas Eplan, Rittal e Phoenix Contact uniram forças para formar uma tecnologia em rede chamada “Smart Engineering and Production 4.0” em 2015. O objetivo era explorar de ponta a ponta a digitalização final na construção e fabrico de quadros elétricos. Tratava-se de ideias, tendências e visões de futuro. Hoje, cinco anos depois, as ideias da Smart Engineering and Production 4.0 foram transformadas em inovações de produtos concretos. Configuradores, plataformas de engenharia, soluções de automação para fabrico e sistemas de assistência digital funcionam em rede. Os dados são usados do início ao fim, da engenharia ao fabrico, às operações e até mesmo ao serviço.

O resultado é que os sistemas interagem perfeitamente! Os dados de dispositivo foram padronizados e estão disponíveis continuamente na engenharia, na gestão de materiais e nos processos de fabrico para construção de quadros elétricos e sistemas de distribuição e contribuem, de ponta a ponta, para processos completamente digitalizados com base numa única fonte.

Ajuda a moldar os dados

Eplan, Rittal e Phoenix Contact apoiaram o desenvolvimento de padrões adicionais, incluindo ECLASS para a descrição digital de dispositivos e dados dos dispositivos. Enquanto isso, o ECLASS estabeleceu-se e, em combinação com o AutomationML, dá uma importante contribuição para o fornecimento de dados em todos os sistemas de engenharia, configuração e produção. Na opinião do CEO da EPLAN, Sebastian Seitz, todo o setor de construção de quadros beneficia: “A automação e digitalização da construção de quadros elétricos  pode agora ser alcançada. Os pré-requisitos básicos para isso eram dados de dispositivo de qualidade e padrões de interface padronizados, que desenvolvemos com sucesso.”

O fabrico de quadros industrializado

Os dados de engenharia de uma descrição de produto virtual integrada fluem para o processo de fabrico através de formatos de troca de dados padronizados, como AutomationML. O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rittal, Dr. Thomas Steffen, explica: “Como resultado, a tecnologia de automação convencional, como centros de perfuração, fresagem e máquinas de montagem de fios, pode ser integrada aos processos de produção com suporte digital para construção de quadros”.

Resumindo o trabalho conjunto, o CTO Roland Bent da Phoenix Contact afirma: “Transformamos as nossas ideias em produtos específicos para dar suporte ao fabrico altamente automatizado, incluindo personalização em massa. Olhamos para todo o processo e ficamos de olho no quadro geral: desenvolvimento de produtos digitalizados na construção de quadros eléctricos que abre o caminho para a industrialização.”

 

 

“Transformamos as nossas ideias em produtos específicos para dar suporte ao fabrico altamente automatizado, incluindo personalização em massa”, afirma o CTO Roland Bent da Phoenix Contact.

O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rittal, Dr. Thomas Steffen, explica: “Como resultado, a tecnologia de automação convencional, como centros de perfuração e fresagem e máquinas de montagem de fios, pode ser integrada ao processo de fabrico com suporte digital para construção de painéis e engenharia de sistemas de distribuição”.

“A automação e a digitalização da construção de quadros podem agora ser alcançadas. Os pré-requisitos básicos para isso eram dados de dispositivo de qualidade e padrões de interface padronizados, que desenvolvemos com sucesso”, disse Sebastian Seitz, CEO da EPLAN.