EPLAN Smart Mounting: Os gestores de produção têm uma visão geral de todas as encomendas

EPLAN Smart Mounting – A nova versão 2024

Os gestores de produção têm uma visão geral de todas as encomendas

A mais recente versão do EPLAN Smart Mounting apresenta novos painéis de controlo e os gestores de produção podem agora ter uma visão geral de todas as encomendas: tudo num único campo e sem terem de fazer as rondas no chão de fábrica. Isto assegura que todos os pedidos podem ser vistos num relance e permite garantir que todos os recursos estão a ser utilizados da melhor forma. Os técnicos de produção também recebem apoio adicional: ao digitalizar um componente, o software mostra exatamente onde este deve ser instalado.

O Smart Mounting facilita ainda mais o fabrico de armários de controlo e a construção de painéis. Conduz os técnicos de montagem através dos passos de montagem de calhas, condutas de cabos e componentes elétricos, e mostra onde cada componente deve ser colocado. No entanto, o pessoal de fabrico não é o único a receber o apoio ideal; os gestores de produção também beneficiam da visão geral completa dos projetos e também no interior dos mesmos. Anteriormente, esta visão estava limitada a uma única encomenda, mas na nova versão 2024, é apresentado todo o fluxo de encomendas na produção. Diferentes painéis de controlo mostram todas as encomendas atualmente em curso - incluindo a fase em que cada uma se encontra no processo de produção. Existe uma visão geral única onde o diretor de produção pode ver todas as informações relevantes, incluindo os comentários dos técnicos ao nível da encomenda. Se pretender, o gestor pode selecionar uma ordem (em curso) e receber todas as informações sobre o progresso dessa ordem individual, apoiando assim o planeamento de recursos, melhorando a comunicação entre a equipa e poupando a realização de rondas demoradas no chão de fábrica.


Rastreio para um melhor cálculo de custos

Outra inovação: tanto o EPLAN Smart Mounting como o EPLAN Smart Wiring avaliam agora simultaneamente as encomendas anteriores, ou seja, as já registadas. O software mostra quantas encomendas foram processadas durante um determinado período de tempo e determina KPIs, tais como o tempo médio necessário por componente ou ligação. Estes valores podem ser utilizados de forma ideal para calcular os custos de tempo para novas encomendas e facilitam o teste de novos fluxos de trabalho para otimizar os processos de produção. Por exemplo, se o processo de etiquetagem de componentes for alterado, o tempo por item pode ser verificado após alguns trabalhos. O acompanhamento detalhado ao nível do trabalho fornece uma visão geral óptima.

Atribuir componentes? Basta digitalizá-los!

A simplicidade do sistema assegura adicionalmente que as empresas possam lidar eficazmente com a falta de funcionários qualificados. Mesmo os técnicos que não totalmente qualificados podem assumir tanto a instalação de componentes como - em combinação com o EPLAN Smart Wiring - a cablagem de um armário de controlo. Para tornar isto ainda mais fácil, a EPLAN implementou mais uma ideia inovadora da vida real na nova Versão 2024. Os componentes podem agora ser digitalizados para um melhor reconhecimento. Tobias Kratz, Diretor Comercial do EPLAN Rapid Design, explica: "Com a nova função de digitalização integrada, cada componente pode agora ser claramente identificado e corretamente colocado no quadro elétrico. Os componentes de aparência semelhante não serão confundidos uns com os outros, e o fluxo de trabalho também é acelerado. Portanto, não há dúvidas sobre onde cada dispositivo deve ser instalado."

Consistência total até à cablagem

Anteriormente, os técnicos tinham de identificar os componentes utilizando os números dos dispositivos ou com a ajuda de uma macro 3D, o que requer um certo nível de especialização. "Agora, o técnico pega simplesmente no componente e num scanner portátil, lê o código EAN e o gémeo digital mostra onde o componente deve ser instalado", diz Kratz. Em combinação com o EPLAN Smart Wiring, o processo de cablagem também é suportado utilizando uma base uniforme em todo o sistema. Além disso, uma interface para o terminal de fios WT C da Rittal significa que a informação para o agrupamento é sincronizada com a lista de cablagem - e os cabos são apresentados exatamente na sequência de saída pela máquina de processamento de fios totalmente automática. Todos os dados de engenharia e fabrico podem ser sincronizados - com base no gémeo digital no EPLAN Pro Panel.


Interface de utilizador personalizável individualmente

Normalmente, todos preferem trabalhar com uma interface que lhes seja familiar ou seguir um fluxo de trabalho habitual. Os sistemas inteligentes da EPLAN também suportam isto. Por exemplo, os números ERP podem ser apresentados e os critérios de pesquisa e/ou filtragem podem ser personalizados individualmente, tal como a apresentação do modelo 3D. Tanto o gestor de produção como o utilizador individual podem decidir o que funciona melhor. Deste modo, as aplicações podem ser adaptadas de forma ideal aos processos internos e as preferências pessoais também podem ser tidas em conta. Isto significa que todos trabalham de uma forma altamente eficiente com a sua própria interface de utilizador ideal, tudo adaptado ao panorama de produção da empresa.