Implementando a transição energética e a industrialização agora

Eplan e Rittal: Foco na infraestrutura de rede

A Eplan e a Rittal apresentam soluções para a implementação eficiente da transição energética na eWorld. O foco da sua presença em Essen, Alemanha, é a expansão rápida e industrial da infraestrutura de rede. Para apoiar de forma ideal os operadores de rede, os especialistas da Eplan trabalharam com os clientes para desenvolver um projeto industrial que utiliza o gémeo digital para garantir uma maior consistência dos dados e tempos de planeamento mais rápidos. Além disso, uma exposição de um posto de transformação demonstra o vasto potencial que pode ser encontrado em processos normalizados.

Dezenas de milhares de novas estações de rede têm de ser construídas todos os anos, só na Alemanha, devido à expansão das energias renováveis. Tanto a descentralização como as quantidades significativamente maiores de energia necessárias no futuro exigirão uma expansão significativa das redes de distribuição e transmissão. Além disso, milhares de estações e subestações terão de ser construídas ou melhoradas. Todo o setor da energia está perante uma tarefa hercúlea que só pode ser dominada com normalização, industrialização e automatização.

 

Foco na infraestrutura de rede

Na eWorld em Essen, a Eplan e a Rittal apresentam-se como parceiros para a transição energética, tendo como lema "Aprender com a indústria". Em Essen, ambas as empresas do Grupo Friedhelm Loh concentram-se principalmente na expansão rápida e industrializada da infraestrutura de rede, que é crucial para a transformação dos sistemas de energia atuais. Um segundo foco é o tema dos sistemas energéticos descentralizados: energias renováveis, infra-estruturas de carregamento e armazenamento de energia. Se os componentes de hardware necessários para o efeito já estiverem disponíveis através da tecnologia de sistemas modulares, fabricados industrialmente, esta infraestrutura também pode ser implementada rapidamente a nível geral.

Transição energética - exposição da estação transformadora

A exposição de um posto de transformação compacto com documentação de projeto pré-planeada em Essen mostra claramente como a implementação pode ser realizada. A engenharia do posto de transformação com um sistema de média e baixa tensão, disponível como projeto industrial normalizado no Eplan Cloud, também será apresentada aqui. Na prática, este projeto de exemplo pode ser utilizado para planear estações de rede, mas também mostra como sistemas de energia completamente descentralizados podem ser desenvolvidos de forma padronizada. Desde o planeamento e construção até ao funcionamento do sistema, são tidos em conta todos os aspetos que desempenham um papel no setor da energia. Além disso, os dados podem ser transferidos 1:1 para a produção.


Incluído também pela produção

Com base no módulo "Copper" do Eplan Pro Panel, as calhas de cobre (por exemplo), que são frequentemente utilizadas nos sistemas de média e baixa tensão, podem ser facilmente planeadas e transferidas diretamente para a produção. Existe também consistência de dados com o RiPanel Processing Center. O software Eplan Pro Panel permite uma gestão eficiente da produção com uma variedade de máquinas da Rittal Automation Systems - incluindo sistemas Perforex Laser ou de fresagem, o Rittal Wire Terminal WT C para processamento de fios, ou máquinas de perfuração e dobragem de cobre da empresa afiliada Ehrt. Desde meados do ano passado, a Rittal também oferece a opção de terceirizar a embalagem e a pré-montagem de sistemas de distribuição de energia no Centro de Aplicação da Rittal em Gera, Alemanha. As empresas beneficiam dos anos de experiência e eficiência que o Centro tem para oferecer neste domínio.


O gémeo digital torna possível

A única coisa que as subestações, os transformadores e as infra-estruturas de carregamento têm em comum é o facto de os seus gémeos digitais poderem ser trabalhados virtualmente muito antes de qualquer um deles ser construído no mundo real. Quando estiverem em funcionamento, o gémeo digital permitirá ainda treinar e planear os processos de serviço e manutenção sem ter de estar no local com o equipamento, poupando imenso tempo. Os especialistas da EPLAN estão a trabalhar em estreita colaboração com outras empresas de software e operadores de rede para poderem criar um gémeo digital completo de uma subestação, por exemplo - a sua tecnologia primária e secundária - para os operadores de rede.

Os sectores da água e das águas residuais também serão abordados na eWorld Energy & Water. Uma exposição da Eplan e da Rittal mostra como os ecossistemas do sector da energia podem trabalhar em conjunto de forma consistente e integrada com as soluções bem coordenadas de software e hardware, tornando as coisas mais rápidas e mais eficientes em geral.