Integração: EPLAN e Melsoft iQ Works

Integração: EPLAN e Melsoft iQ Works

Uma realidade com o AutomationML! A nova solução de integração do EPLAN Electric P8 com o Melsoft iQ Works da Mitsubishi Electric permite associar engenharia elétrica e automação. Agora, com o atual pacote de software, é possível transmitir dados como endereços simbólicos, por exemplo, de forma bidirecional. Os resultados no EPLAN Electric P8 são impressionantes: esquemas válidos, incluindo comunicações entre componentes de PLC e configurações de hardware de elevada qualidade. A troca bidirecional de dados de PLC ajuda a otimizar processos em engenharia e automação. Com a nova integração entre o EPLAN Electric P8 e o Melsoft iQ Works, o fornecedor de soluções EPLAN e a Mitsubishi Electric elevaram esta possibilidade a novo nível. O AutomationML está na base da integração e abre caminho para a Indústria 4.0 com a sua neutralidade e abertura em termos de troca de dados. O conjunto de dados criado no EPLAN constitui a base para a montagem de hardware e programação de software de PLC. Uma característica especial: os dados são transmitidos durante todo o processo de desenvolvimento de produto como única fonte da verdade. O EPLAN Data Portal fornece os dados de componentes necessários. Juntos aceleram a configuração de componentes e o planeamento de desenvolvimento. O Melsoft iQ Works é um pacote de software integrado que inclui as soluções de software necessárias para programar produtos de automação da Mitsubishi Electric. Com a nova integração com a Plataforma EPLAN, Versão 2.7, os utilizadores podem trocar, editar posteriormente e sincronizar dados de projetos em qualquer direção em todas as fases dos projetos. Os utilizadores já não têm que introduzir dados mais do que uma vez, o que ajuda a evitar erros de introdução. Também a cooperação entre engenheiros de projetos elétricos e programadores de software é facilitada. Os utilizadores que se dedicam a projetos elétricos têm ainda vantagens adicionais: a alocação de projetos de PLC é transparente. Os projetos podem ser editados mais rapidamente com suporte de sistemas e a realização de alterações de última hora é mais fácil e implementável de forma mais universal.

Tecnologia AutomationML

Enquanto formato de dados baseado em XML não exclusivo, o AutomationML consegue representar informações de design relativas a topologias, estruturas, geometrias e lógica de sistemas. Para apresentar as informações estruturais e topológicas, o AutomationML usa o formato CAEX (Computer Aided Engineering Exchange - troca de dados de engenharia assistida por computador), um padrão internacional de formato de dados em conformidade com as normas IEC 62424 e IEC 62714. Esta tecnologia oferece conceitos fundamentais orientados para objetos que podem ser utilizados para representar estruturas de fábricas e sistemas. Adicionalmente, o AutomationML oferece a possibilidade de transmitir estruturas de sistemas como a montagem em bastidores. Isto permite dispor de documentação ponto a ponto bem estruturada, mesmo para trabalhos de assistência e manutenção. Finalmente, permite a troca de dados de várias ferramentas de software, como informações de dispositivos, entre fabricantes e utilizadores e a sua integração na documentação de forma fácil.

Sobre o iQ Works

O Melsoft iQ Works é um pacote de software integrado que consolida os programas necessários para programar produtos de automação da Mitsubishi Electric - GX Works3, MT Works2, GT Works3, RT ToolBox2 e FR Configurator2. A integração de software é suportada através do Navigator, uma interface gráfica fácil de utilizar entre o utilizador e a configuração central de sistemas. Outra simplificação deve-se à utilização abrangente de etiquetas e parâmetros de sistemas nos projetos. As vantagens deste poderoso pacote de software incluem o desenvolvimento simplificado de sistemas graças à necessidade consideravelmente inferior de realização de tarefas repetitivas, o que permite minimizar fontes de erros e reduzir os custos gerais de funcionamento associados a esses erros.

Antecedentes

A EPLAN e a Mitsubishi Electric trabalham juntas numa parceria estratégica há vários anos. O fornecedor de soluções EPLAN pertence à e-F@ctory Alliance; por seu lado, a Mitsubishi Electric fornece os seus dados no EPLAN Data Portal. O objetivo de ambas as empresas é inequívoco no que se refere aos seus clientes e utilizadores: aumentar a qualidade dos dados, acelerar os processos de engenharia e de fabrico e aumentar a produtividade.