Manutenção mais rápida com EPLAN eVIEW
Os ambientes em nuvem oferecem condições ideais para o trabalho em rede com sistemas de terceiros. O EPLAN eVIEW, disponível desde o início de 2019, surpreendeu com uma emocionante demonstração na Feira de Hannover. A EPLAN e a Festo apresentaram um exemplo de utilização desta aplicação, em que o tempo destinado à manutenção é consideravelmente reduzido. Qualquer falha que aconteça durante as operações da máquina é sinalizada como um caso de teste – e é rapidamente corrigida.
Demonstração com Festo
Os ambientes em nuvem oferecem condições ideais para o trabalho em rede com sistemas de terceiros. O EPLAN eVIEW, disponível desde o início de 2019, surpreendeu com uma emocionante demonstração na Feira de Hannover. A EPLAN e a Festo apresentaram um exemplo de utilização desta aplicação, em que o tempo destinado à manutenção é consideravelmente reduzido. Qualquer falha que aconteça durante as operações da máquina é sinalizada como um caso de teste – e é rapidamente corrigida. A nuvem, como um ponto central de troca de dados de engenharia relevantes, fornece um caminho rápido para o acesso independente à localização de dados digitais de alta qualidade. A Festo tem sido um parceiro da EPLAN há muitos anos e tem inúmeros dados de componentes armazenados EPLAN Data Portal. Na Feira de Hannover, o provedor de tecnologia de automação apresentou o sistema de demonstração modular "Productivity Master" que mapeia o fluxo de trabalho digital desde o projeto à engenharia, passando pela manutenção. É aqui que a EPLAN entra em jogo: a documentação de engenharia elétrica é disponibilizada diretamente através do EPLAN eVIEW. Em termos concretos, o processo tem a seguinte aparência: nesta demonstração conjunta, o Mestre de Produtividade simula um mau funcionamento da planta. E como tempo é dinheiro, os tempos de desaceleração podem ser otimizados e/ou encurtados através de boas integrações de sistema. Como é que isso funciona? A falha é sinalizada nos painéis Festo e comunicada diretamente ao técnico de manutenção através da solução de comunicação EPLAN Syngineer. Com o Syngineer, o técnico pode ver o estado atual da máquina. Isto acelera os tempos de reação quando as falhas surgem, evitando assim tempos de desaceleração mais longos. Os detalhes da documentação da engenharia elétrica podem ser visualizados no EPLAN eVIEW: o software torna o projeto disponível e a mensagem de erro exibe diretamente o componente de problema utilizando funções simplificadas. Este chamado "ponto de salto" reduz significativamente o tempo necessário para corrigir um mau funcionamento técnico. Por exemplo, os técnicos de manutenção ou técnicos de serviço podem utilizar a função redlining (comentar) para registar informações sobre mudanças nos esquemas.
Um exemplo
Um sensor de sistema relata uma sobrecarga elétrica e tudo indica que será um fusível a ser acionado. O primeiro "ponto de salto" é exatamente este fusível, e o software relata esse erro para o EPLAN Syngineer. Como ferramenta de comunicação, o Syngineer transfere essas informações para todos os departamentos relevantes. Em relação às ligações específicas de fusível, o EPLAN eVIEW é o "portador do conhecimento", uma vez que o software baseado na nuvem serve como a única fonte de verdade. Outro benefício prático é que apenas os dados atuais estão disponíveis e as alterações são documentadas através de um fluxo de trabalho de comentários devidamente guiado – eliminando fontes de erro de uma vez por todas. As vantagens para a operação falam por si: tanto um touchpad, como um rato, bem como qualquer dispositivo comum pode ser utilizado desde PCs a touchscreens para dispositivos móveis. Isto proporciona muita flexibilidade num momento em que a engenharia está a tornar-se cada vez mais globalizada.
Troca via Automation ML
Uma vez que os componentes de controlo num sistema estão a tornar-se cada vez mais comuns e os terminais de válvulas, em particular, estão a tornar-se mais relevantes para os sistemas de controlo, tornou-se uma exigência prática para garantir uma maior e mais profunda integração nesta área. Em versões anteriores da plataforma EPLAN, não era possível fornecer informações lógicas sobre os complexos terminais de válvulas na documentação. Entretanto, isto é agora possível com a plataforma atual do EPLAN, versão 2.8, porque permite a importação dos dados da engenharia em Siemens TIA Portal através do formato Automation ML (AML). Os identificadores de referência dos componentes Festo podem ser determinados a partir do projeto acabado e utilizados posteriormente. Esses identificadores de referência e outros dados – como os endereços simbólicos – podem ser gravados nos dados de AML que são trocados com o TIA Portal. Os dados do software podem ser transferidos de volta para o projeto EPLAN da mesma forma.
Contexto
Hoje em dia, a documentação da máquina/planta é, muitas vezes, ainda armazenada em papel no gabinete de controlo. Procurar falhas em mais de 500 páginas de documentação pode ser difícil e extremamente demorado. Um fluxo de trabalho sem papel neste ambiente é mais rentável e também melhora a qualidade. Além disso, as alterações feitas na máquina/instalação geralmente não são documentadas e, em caso de avaria, os técnicos da área da manutenção só têm acesso a dados desatualizados. ©EPLAN Software & Service GmbH & Co. KG, April 2019