Nova versão 2.7: EPLAN Preplanning com módulo de tubagens

Nova versão 2.7: EPLAN Preplanning com módulo de tubagens

Quanto mais cedo forem estruturados e reunidos dados de forma consistente para trabalhos de engenharia, melhor. Isto aplica-se especialmente a dados essenciais sobre ligações nas primeiras fases de projetos, incluindo a definição e informações sobre tubagens e dados sobre cabos. A nova versão do EPLAN Preplanning inclui agora o seu próprio módulo de tubagens. Os utilizadores também têm a possibilidade de definir dados de cablagem como especificações para processos de engenharia a jusante. A gestão central destes dados de ligação reduz os esforços necessários, aumentando simultaneamente a qualidade dos projetos.

Quanto mais cedo forem estruturados e reunidos dados de forma consistente para trabalhos de engenharia, melhor. Isto aplica-se especialmente a dados essenciais sobre ligações nas primeiras fases de projetos, incluindo a definição e informações sobre tubagens e dados sobre cabos. A nova versão do EPLAN Preplanning inclui agora o seu próprio módulo de tubagens. Os utilizadores também têm a possibilidade de definir dados de cablagem como especificações para processos de engenharia a jusante. A gestão central destes dados de ligação reduz os esforços necessários, aumentando simultaneamente a qualidade dos projetos. A futura versão 2.7 do EPLAN Preplanning estará disponível em setembro, expandido ainda mais as áreas de aplicação da Plataforma EPLAN. A aquisição e definição de dados de projeto e o planeamento antecipados - foco em partes iguais nos gráficos e nas bases de dados - ajudam a fazer com que os processos de engenharia sejam mais integrados e eficientes, desde a engenharia básica até à engenharia de detalhes. Isto é conseguido com os chamados objetos de planeamento de ligações, que definem as ligações entre segmentos e descrevem, por exemplo, tubagens ou um cabo no pré-planeamento. Os dados que descrevem as tubagens incluem as classes dos tubos e a substância que irá passar pelos mesmos, incluindo água, óleo ou oxigénio, por exemplo. No Segment Template Navigator (Navegador de modelos de segmentos), os utilizadores podem definir as classes de tubos e substâncias necessários para os projetos como modelos com todos os dados relevantes. Os utilizadores já não precisam de introduzir os dados individualmente em segmentos e definições de tubagens, acelerando assim os projetos. A classe dos tubos é uma propriedade de todos os segmentos da fase de pré-planeamento na nova versão 2.7, estando disponível como campo de introdução para o objeto de planeamento e os pontos de definição das tubagens, onde também é possível selecionar um Pipe Class Template (Modelo de classe de tubo). Para o Pipe Class Template, os utilizadores podem adicionalmente guardar peças como secções de tubos, encaixes e bombas. Apenas as peças atribuídas a uma classe de tubos podem ser posteriormente selecionadas como componentes para os segmentos. Benefícios para os utilizadores: o percurso das tubagens, ou seja, a representação das ligações que pertencem às tubagens, é determinado automaticamente pelo EPLAN Preplanning. As classes de tubos e dados adicionais podem ser guardados através das características correspondentes para ligações, pontos de definição de ligações e funções. As tubagens selecionadas podem ser codificadas por cores usando o esquema de tubos e a adição de linhas de autoligação adicionais permite a expansão peça a peça do esquema de tubos através de todas as ligações acessíveis nos diagramas de tubagens e instrumentação.

Antecedentes:

Com o EPLAN Preplanning, os utilizadores podem realizar atividades de planeamento na Plataforma EPLAN no que diz respeito aos aspetos técnicos nas primeiras fases do processo de engenharia. Ao projetar uma máquina/fábrica, existem fases individuais nas quais o conceito é continuamente refinado e aperfeiçoado em relação às ideias e projetos preliminares iniciais até que, finalmente, toda a documentação e informações necessárias para a montagem e fabrico da máquina tenham sido compiladas. Na fase de pré-planeamento do projeto, são estabelecidos os conceitos para os aspetos técnicos da máquina/fábrica e estimadas as quantidades iniciais de estruturas. O objetivo é identificar o conceito mais vantajoso do ponto de vista técnico e definir as especificações para o planeamento de detalhes subsequente. A criação de esquemas e a discriminação dos itens necessários para a instalação podem ser realizadas com base no pré-planeamento. Os diagramas de tubagens e instrumentação são uma parte fundamental da documentação de fábricas.

Benefícios da versão 2.7 do EPLAN Preplanning
  • Definição de tubagens com origem e destino, mesmo antes da criação de diagramas de tubagens e instrumentação
  • Atribuição de dados de identificação e descrição, como designações, a tubagens
  • Definição de tubagens em diagramas de tubagens e instrumentação com a respetiva sequência definida
  • Inserção ou remoção preferencial de tubagens ou instrumentação
  • Criação de relatórios específicos de tubagens