Próximo marco alcançado para o Eplan Data Portal

Os dados não são apenas o fator determinante para o planeamento de projetos e o design. O Eplan Data Portal oferece aos utilizadores acesso a catálogos de produtos de elevada qualidade de um grupo cada vez maior de fabricantes de componentes conceituados. O portal já ultrapassou o marco de mais de dois milhões de conjuntos de dados estáticos de dispositivos de cerca de quinhentos fabricantes! Graças à utilização de configuradores integrados, os utilizadores têm muito mais de quatro milhões de conjuntos de dados à sua disposição. Trata-se de uma variedade quase ilimitada e em constante crescimento de componentes que podem ser integrados de forma rápida e fácil em projetos – e, naturalmente, a qualidade dos dados é excelente. 

Mais de quatro milhões de conjuntos de dados de dispositivos disponíveis traduzem-se numa enorme variedade de projetos. No entanto, não se trata apenas da quantidade, mas sim da qualidade dos dados. "Para nós, a quantidade e a qualidade são aspetos que andam de mãos dadas", refere Rainer Ackermann, Diretor de Gestão de Qualidade de Conteúdos na Eplan. "Temos grandes expectativas relativamente à qualidade e integridade dos conjuntos de dados, para que possamos oferecer aos nossos utilizadores o maior valor acrescentado possível. É também por isso que continuamos a trabalhar no Eplan Data Standard, ou EDS. Os fabricantes também estão a envidar esforços para responder a estas expectativas de disponibilizar conjuntos de dados que sejam o mais abrangentes possível. Tal pode incluir componentes para armários de controlo, a representação 3D de um dispositivo, dimensões para padrões de perfuração, diagramas de ligações, bem como dados comerciais, números de dispositivos e descrições de texto. 

Automatização de energia e tecnologia de edifícios Siemens integrada

A Siemens está representada no Data Portal com produtos de automatização de energia e automatização de edifícios há muitos anos. Agora, foram adicionados dispositivos de proteção e automatização da família Siprotec 5. A proteção, automatização e monitorização da rede elétrica são essenciais para uma rede resiliente. "Precisamos de uma alimentação elétrica segura e fiável para estabelecer uma infraestrutura sustentável e atingir os nossos objetivos de consumo líquido de energia nulo", explica Stefan Werben, Gestor de Portefólios de Produtos de Média Tensão Siprotec na Siemens, acrescentando: "Estamos satisfeitos por podermos agora oferecer apoio adicional aos clientes que escolheram a Eplan como a sua plataforma de engenharia para concretizar de forma eficiente os seus projetos de construção, operação e expansão de fábricas."

A Sauter, um dos principais fabricantes de tecnologia na área da automatização de edifícios, integração de sistemas e serviços para edifícios, com sede em Basileia, na Suíça, e Freiburg, na Alemanha, adicionou recentemente ao Eplan Data Portal a sua gama de produtos ecos504/505 para automatização integrada de espaços. "O feedback positivo dos nossos clientes, bem como da nossa própria empresa, incentivou-nos a disponibilizar ainda mais dados de dispositivos no Eplan Data Standard", refere Peter Schoenenberger, Diretor de Marketing e de Gestão de Produtos na Sauter. 

Profundidade de dados garantida – mesmo a nível mundial

A maioria dos dados de dispositivos armazenados no portal – 1,4 de mais de 2 milhões de componentes – já estão disponíveis no Eplan Data Standard. O EDS aumenta e garante a qualidade dos conjuntos de dados para que os mesmos possam ser utilizados de forma eficiente – idealmente desde a engenharia até à produção. A Rittal tem cerca de 7300 dispositivos armazenados no Eplan Data Portal – cerca de 5600 dos quais no Eplan Data Standard. 

Estes incluem armários de controlo, acessórios para armários de controlo, dispositivos de climatização Blue e+ e muito mais. A nível mundial, também quase não existem limites: se um conjunto de dados de dispositivos for criado utilizando o ECLASS como um ficheiro step num formato IEC (a norma europeia), o software Eplan também suporta automaticamente o conjunto de dados de dispositivos NFPA (a norma americana). Com este suporte de várias normas num único conjunto de dados, as macros também podem ser guardadas de acordo com diversas normas que o Eplan Electric P8 reconhece automaticamente. Além disso, também podem ser utilizados dados modificáveis de configuradores e seletores de diversos fabricantes. Estes vincularam os seus catálogos de produtos diretamente ao Eplan Data Portal. 

O desenvolvimento continua 

Menos visível, mas pelo menos igualmente importante, é o desenvolvimento contínuo da qualidade dos dados no Eplan Data Portal. Este ano, o foco incide sobre os cabos pré-montados. Para garantir que a cablagem das máquinas funciona da forma mais eficiente possível com a nova solução Eplan Cable proD, também estão a ser introduzidos sucessivamente dados 3D para os conectores. Do ponto de vista técnico, também estão previstas melhorias funcionais: o Eplan Data Portal poderá ser integrado diretamente na gestão local de dispositivos com o próximo lançamento da nova Plataforma Eplan 2026. Tal irá, mais uma vez, simplificar ainda mais a seleção de componentes e acelerar o planeamento de projetos e o trabalho de design.