Um olhar sobre a nova versão 2.8

Um olhar sobre a nova versão 2.8

 
A nova versão 2.8 apresenta recursos relevantes a nível ergonómico, aumentando as funções a nível de engenharia e funções avançadas na área da automação e padronização através da expansão da tecnologia de macros. Um elemento chave é a nova interface de utilizador (GUI) que permite mais espaço para trabalhar nos esquemas e uma visão geral dos relatórios que são uma parte fundamental no desenvolvimento de um projeto.

A interface de utilizador do EPLAN 2.8 é acessível na ótica do utilizador, com possibilidades abrangentes ao nível do layout de esquemas e visualização personalizada dos dados do projeto. Para além disso, as janelas dos navegadores podem ser ocultadas no topo da janela principal do projeto. Isso significa que há muito espaço disponível para o design, o que faz com que a esquematização seja mais fácil. As informações podem ser abertas e fechadas rapidamente – conforme necessário – assim como as páginas abertas do projeto. Mudanças complicadas ou janelas temporariamente em expansão encontram-se desatualizadas. Mas isto não é tudo: a caixa de entrada aumentou de capacidade. Informação adicional da barra de estados é exibida por baixo dos botões na barra de ferramentas, garantindo dessa forma, que os utilizadores recebam informação de forma bastante rápida.

Foco na Perceção

Os utilizadores podem classificar os projetos abertos em paralelo com as diferentes cores de fundo, o que torna acessível a distinção entre projetos. Para além disso, navegadores adicionais, como por exemplo, uma segunda página de navegação, pode ser exibida, permitindo ao utilizador uma visão geral das diferentes fases do projeto ao mesmo tempo. Os utilizadores podem igualmente usar os navegadores adicionais para exibir simultaneamente vários filtros específicos dentro do projeto, tais como páginas ou dispositivos. A nível de atalhos também permite que o projeto fique mais simples. Os dados do projeto podem ser exibidos automaticamente em várias diretorias, sem grande esforço.

Tecnologia de Macros

Quando falamos de macros, o utilizador pode esperar por uma série de novas atualizações que tornam a tecnologia mais poderosa. Em primeiro lugar, a amostra da macro encontra-se agora disponível em projetos a nível esquemático. Isto permite que quem se encontra a desenvolver o esquema, identifique de forma eficaz as janelas e os símbolos das macros num projeto. Adicionalmente, as opções avançadas fazem com que a macro seja facilmente atualizada. A integração de objetos posicionadores, agora disponíveis no navegador de macros, assegura uma rápida identificação e edição. Isto permite que modificações a curto prazo como, por exemplo, alterar a classificação de um motor possa ser realizado rapidamente com apenas um clique no rato.

EPLAN Electric P8

Existe também muito para ser descoberto nos sistemas individuais da Plataforma EPLAN. Por exemplo, o EPLAN Electric P8 expandiu as propriedades dos barramentos que agora podem ser em linha única ou linhas múltiplas de diálogo. Quanto mais informação estiver incluída no projeto mais valorizada será a documentação do EPLAN para todas as etapas posteriores à engenharia, como por exemplo a troca de informações com o desenvolvimento do software PLC. O EPLAN Preplanning possui também atualizações interessantes, onde se pode incluir uma apresentação simplificada dos pontos PCT de alto nível, melhorias a nível da numeração dos indicadores de estrutura e mais opções para se poder configurar definições dos segmentos. Todas estas funções ajudam na simplificação da criação de documentação altamente estruturada para utilizadores de automação de processos e de tecnologia de controlo. No EPLAN Fluid, os utilizadores podem esperar melhorias a nível das vistas gerais do projeto: componentes relevantes podem ser mais facilmente encontrados com as suas respetivas páginas e os utilizadores podem esperar melhores visões gerais: componentes relevantes ao controlo podem ser mais facilmente identificados com recurso a páginas de visão geral, simplificando a sua utilização, combinando os aspetos eletrotécnicos aos aspetos de potência hidráulica.

Substituição Simples do Quadro

Em relação ao design do quadro, substituir um painel devido ao aumento dos requisitos de espaço é mais fácil, ou seja, no layout de montagem 3D existente. Para tal basta simplesmente que substitua as peças e continue a configuração do seu quadro. Essa lógica também se aplica aos painéis laterais, incluído a base, os barramentos, o chassi, entre outros. Esta simplicidade também se pode aplicar a painéis com variantes de macro 3D: os objetos podem ser trocados nos navegadores sem que o objeto inicial seja necessariamente excluído do seu layout. Um benefício bastante prático: os utilizadores podem guardar variações de modelos do quadro de uma macro 3D nos seus dados mestres e quando achar adequado, trocar a sua posição com recurso a uma reposição de objeto. Quaisquer outras alterações adjacentes para o posicionamento do quadro de controlo não são mais necessárias. ©EPLAN Software & Service