Audi Toolmaking adopta uma nova filosofia de engenharia

Audi Toolmaking adopta uma nova filosofia de engenharia

Os produtores de automóveis Audi estão orgulhosos da sua reputação como um mercado "Premium". Mantendo esta filosofia, a divisão interna de fabrico da companhia alcançou assim um triunfo único.

Os produtores de automóveis Audi estão orgulhosos da sua reputação como um mercado "Premium". Mantendo esta filosofia, a divisão interna de fabrico da companhia alcançou assim um triunfo único. Indo contra as tendências actuais de outsourcing, a Audi optou em inserir a sua engenharia numa nova, base mecatrónica. O Centro de Engenharia EPLAN facilitará a criação altamente eficiente de um sistema de desenho modular que reduzirá tempos de desenvolvimentos de plantas a uma fracção do original, enquanto ao mesmo tempo aumenta a qualidade. Um número crescente de modelos Audi têm surgido no mercado com intervalos cada vez menores, e a companhia está continuamente a explorar novas oportunidades. Dentro deste modelo de estratégia com elevado sucesso, a Audi está a planear aumentar significativamente a sua produção de veículos a longo prazo. A consequencia dete desenvolvimento são os reduzidos tempos de produção, desde o início da fase de planeamento até ao começo da produção. Por outras palavras, toda a planta de geração de processos necessita de ser optimizada de forma a preencher todos estes requerimentos. Dada a importância do crescimento da tecnologia de automação, a Audi Toolmaking vê o trabalho das linhas de produção como um sistema de mecatrónica. A Audi Toolmaking respondeu aos últimos desenvolvimentos para a engenharia de automação em plantas de produção, instalando o seu próprio departamento de desenho electrónico. A divisão Toolmaking esta em competição directa com fornecedores externos. "De forma a assegurar que a nossa reputação como um mercado premium se extende também a esta área, estabelecemos uma gamo de novas estratégias com o desenho de projecto.", explica Jürgen Wilhelmy, responsável pelo desenho eléctrico. Engenharia Mecatrónica
No passado, geração de esquemas e programação PLC para cada planta era um extenso processo manual. Adicionalmente aos conjuntos mecânicos, tais como peças e despisitovos eléctricos, os circutios eléctricos individuais e os programas de PLC foram planeados numa fase sibsequente. Um dos objectivos do desenho da planta na Audi Toolmaking é criar um sistema mecatrónico modular de desenho com um elevado nível de normalização modular. Na procura de uma ferramenta adaptável que facilite a geração modular de esquemas e programas PLC, Jürgen Wilhelmy e a sua equipa analizaram uma variedade de diferentes fornecedores e seus produtos. Facilmente se tornou claro que os inovadores métodos de engenharia mecatrónica do Centro de Engenharia EPLAN da EPLAN Software & Service iam ao encontro de todos os requerimentos da divisão Audi Toolmaking. O projecto piloto, envolvendo o trabalho das linhas de produção para o Audi TT, arrancou em Janeiro de 2005. "Desde o início do primeiro projecto, nós ficamos impressionados pela forma como o programas de PLC, diagramas de pneumática e esquemas eléctricos estavam interligados num sistema modular de mecatrónica", explica Frank Herzog, Chefe de Desenho de Ferramentas e Equipamento de Produção na divisão Audi Toolmaking. "O nosso planeamento de projecto é basedo em módulos de funções mecatrónicas reutilizáveis, que são depois automaticamente ligadas a um desenho geral da EEC através de um conjunto de regras". Um exemplo da engenharia mecatrónica ilustra este princípio: a função "gripper" de um robot é armazenada como um componente no sistema modular de desenho, porque o princípio técnico básico é quase sempre o mesmo. É apenas a parametrização do desenho que determina o desenho preciso do gripper ( número de conectores de tensão, agrupados às valvulas etc.). Seguindo este princípio, cada conjunto mecâncio está ligado aos esquemas eléctricos e pneumáticos relevantes e aos módulos PLC para formarem um componente mecatrónico. "Ao contrário da evolução gradual que ocorreu no passado, nós acreditámos que o nosso novo método de trabalho representa um salto significativo em frente no processo de engenharia de ferramentas e equipamento de produção", adiciona Frank Herzog. Elevada popupança de tempo, devido à paralelização e automação
No passado, o desenho mecânico era seguido do diagrama pneumático, depois o esquema eléctrico, e finalmente o programa PLC. A Audi Toolmaking revolucionou este outrora processo sequencial. Os tempos de planeamento de projecto são dramaticamente reduzidos devido à paralelização e reutilização consistente, permitindo à equipa de desenho responder plexivelmente às mudanças, até ao último minuto. Esta é a resposta da Audi Toolmaking às exigências necessárioas para construir mais equipamento de construção num curto período de tempo. Qualidade Premium através da normalização e reutilização
Jürgen Wilhelmy adiciona, "Esta abordagem permitiu-nos segurar uma liderança competitiva! Consultores qualificados da EPLAN Software & Service deram-nos assistência no nosso primeiro projecto no início de 2005. Até mesmo nesta fase inicial, durante a geração do sistema modular de desenho, os primeiros efeitos positivos foram sentidos muito cedo no planeamento do projecto. A geração do sistema modular é um processo consecutivo, porque todas as alterações aos módulos estão incorporadas. De forma a esta aproximação ter sucesso, um dos requerimentos básicos era que a ferramenta usada deveria ser capaz de emular qualquer variante dada no esquema, ou PLC padrão. aum dos maiores benefícios do EEC é o facto de ter sido designado como um sistema aberto com um elevado nível de transparência de interface, tornando muito mais fácil integrar diferentes sistemas de engenharia e os dados dentro do processo de engenharia mecatrónica." Resumo
A Audi Toolmaking respondeu a curtos períodos de tempo de produção com o desenvolvimento e introdução de um processo de engenharia mecatrónica. Frank Herzog resume: "Não foi apenas esta abordagem que nos tornou mais rápidos e consequentemente competitivos; nós também aumentámos significativamente a qualidade do desenho dos nossos documentos. Como resultado, os tempos com burocracia para as linhas de produção foram encurtados. Nós temos como objectivo tentar introduzir o processo de engenharia mecatrónica em todas as nossas operações de produção. Outra consequência deste novo método de engenharia é que temos sido capazes de criar um número de empregos altamente qualificados com um futuro seguro a longo prazo." Em 2006, a Audi Toolmaking utilizou um volume de equipamento que incluiam mais de 500 robots, a maior parte deles usando o sistema modular de mecatrónica. Este sistema está actualmente a ser expandido para incluir uma característica de comissão virtual. Brevemente será possível gerar automaticamente modelos de simulação para o PLC. Numa fase subsequente de desenvolvimento, o sistema será ligado às ferramentas de planeamento da fábrica digital, para permitir uma integração de 100% dos dados.