Audi Toolmaking adopta uma nova filosofia de engenharia
Os produtores de automóveis Audi estão orgulhosos da sua reputação como um mercado "Premium". Mantendo esta filosofia, a divisão interna de fabrico da companhia alcançou assim um triunfo único.
Os produtores de automóveis Audi estão orgulhosos da sua reputação como um mercado "Premium". Mantendo esta filosofia, a divisão interna de fabrico da companhia alcançou assim um triunfo único. Indo contra as tendências actuais de outsourcing, a Audi optou em inserir a sua engenharia numa nova, base mecatrónica. O Centro de Engenharia EPLAN facilitará a criação altamente eficiente de um sistema de desenho modular que reduzirá tempos de desenvolvimentos de plantas a uma fracção do original, enquanto ao mesmo tempo aumenta a qualidade. Um número crescente de modelos Audi têm surgido no mercado com intervalos cada vez menores, e a companhia está continuamente a explorar novas oportunidades. Dentro deste modelo de estratégia com elevado sucesso, a Audi está a planear aumentar significativamente a sua produção de veículos a longo prazo. A consequencia dete desenvolvimento são os reduzidos tempos de produção, desde o início da fase de planeamento até ao começo da produção. Por outras palavras, toda a planta de geração de processos necessita de ser optimizada de forma a preencher todos estes requerimentos. Dada a importância do crescimento da tecnologia de automação, a Audi Toolmaking vê o trabalho das linhas de produção como um sistema de mecatrónica. A Audi Toolmaking respondeu aos últimos desenvolvimentos para a engenharia de automação em plantas de produção, instalando o seu próprio departamento de desenho electrónico. A divisão Toolmaking esta em competição directa com fornecedores externos. "De forma a assegurar que a nossa reputação como um mercado premium se extende também a esta área, estabelecemos uma gamo de novas estratégias com o desenho de projecto.", explica Jürgen Wilhelmy, responsável pelo desenho eléctrico. Engenharia Mecatrónica
No passado, geração de esquemas e programação PLC para cada planta era um extenso processo manual. Adicionalmente aos conjuntos mecânicos, tais como peças e despisitovos eléctricos, os circutios eléctricos individuais e os programas de PLC foram planeados numa fase sibsequente. Um dos objectivos do desenho da planta na Audi Toolmaking é criar um sistema mecatrónico modular de desenho com um elevado nível de normalização modular. Na procura de uma ferramenta adaptável que facilite a geração modular de esquemas e programas PLC, Jürgen Wilhelmy e a sua equipa analizaram uma variedade de diferentes fornecedores e seus produtos. Facilmente se tornou claro que os inovadores métodos de engenharia mecatrónica do Centro de Engenharia EPLAN da EPLAN Software & Service iam ao encontro de todos os requerimentos da divisão Audi Toolmaking. O projecto piloto, envolvendo o trabalho das linhas de produção para o Audi TT, arrancou em Janeiro de 2005. "Desde o início do primeiro projecto, nós ficamos impressionados pela forma como o programas de PLC, diagramas de pneumática e esquemas eléctricos estavam interligados num sistema modular de mecatrónica", explica Frank Herzog, Chefe de Desenho de Ferramentas e Equipamento de Produção na divisão Audi Toolmaking. "O nosso planeamento de projecto é basedo em módulos de funções mecatrónicas reutilizáveis, que são depois automaticamente ligadas a um desenho geral da EEC através de um conjunto de regras". Um exemplo da engenharia mecatrónica ilustra este princípio: a função "gripper" de um robot é armazenada como um componente no sistema modular de desenho, porque o princípio técnico básico é quase sempre o mesmo. É apenas a parametrização do desenho que determina o desenho preciso do gripper ( número de conectores de tensão, agrupados às valvulas etc.). Seguindo este princípio, cada conjunto mecâncio está ligado aos esquemas eléctricos e pneumáticos relevantes e aos módulos PLC para formarem um componente mecatrónico. "Ao contrário da evolução gradual que ocorreu no passado, nós acreditámos que o nosso novo método de trabalho representa um salto significativo em frente no processo de engenharia de ferramentas e equipamento de produção", adiciona Frank Herzog. Elevada popupança de tempo, devido à paralelização e automação
No passado, o desenho mecânico era seguido do diagrama pneumático, depois o esquema eléctrico, e finalmente o programa PLC. A Audi Toolmaking revolucionou este outrora processo sequencial. Os tempos de planeamento de projecto são dramaticamente reduzidos devido à paralelização e reutilização consistente, permitindo à equipa de desenho responder plexivelmente às mudanças, até ao último minuto. Esta é a resposta da Audi Toolmaking às exigências necessárioas para construir mais equipamento de construção num curto período de tempo. Qualidade Premium através da normalização e reutilização
Jürgen Wilhelmy adiciona, "Esta abordagem permitiu-nos segurar uma liderança competitiva! Consultores qualificados da EPLAN Software & Service deram-nos assistência no nosso primeiro projecto no início de 2005. Até mesmo nesta fase inicial, durante a geração do sistema modular de desenho, os primeiros efeitos positivos foram sentidos muito cedo no planeamento do projecto. A geração do sistema modular é um processo consecutivo, porque todas as alterações aos módulos estão incorporadas. De forma a esta aproximação ter sucesso, um dos requerimentos básicos era que a ferramenta usada deveria ser capaz de emular qualquer variante dada no esquema, ou PLC padrão. aum dos maiores benefícios do EEC é o facto de ter sido designado como um sistema aberto com um elevado nível de transparência de interface, tornando muito mais fácil integrar diferentes sistemas de engenharia e os dados dentro do processo de engenharia mecatrónica." Resumo
A Audi Toolmaking respondeu a curtos períodos de tempo de produção com o desenvolvimento e introdução de um processo de engenharia mecatrónica. Frank Herzog resume: "Não foi apenas esta abordagem que nos tornou mais rápidos e consequentemente competitivos; nós também aumentámos significativamente a qualidade do desenho dos nossos documentos. Como resultado, os tempos com burocracia para as linhas de produção foram encurtados. Nós temos como objectivo tentar introduzir o processo de engenharia mecatrónica em todas as nossas operações de produção. Outra consequência deste novo método de engenharia é que temos sido capazes de criar um número de empregos altamente qualificados com um futuro seguro a longo prazo." Em 2006, a Audi Toolmaking utilizou um volume de equipamento que incluiam mais de 500 robots, a maior parte deles usando o sistema modular de mecatrónica. Este sistema está actualmente a ser expandido para incluir uma característica de comissão virtual. Brevemente será possível gerar automaticamente modelos de simulação para o PLC. Numa fase subsequente de desenvolvimento, o sistema será ligado às ferramentas de planeamento da fábrica digital, para permitir uma integração de 100% dos dados.