Processos contínuos
Esta escola vocacional nos arredores de Hanover foi das primeiras a implementar o EPLAN Electric P8. Como projecto final, cinco alunos propuseram-se levar a cabo a tarefa de desenhar e construir um sistema de produção utilizando as novas tecnologias CAx.
Esta escola vocacional nos arredores de Hanover foi das primeiras a implementar o EPLAN Electric P8. Como projecto final, cinco alunos propuseram-se levar a cabo a tarefa de desenhar e construir um sistema de produção utilizando as novas tecnologias CAx. E mais: Durante a operação da unidade, o sistema CAx pode também ser usado para simplificar trabalhos de manutenção e corrigir rapidamente avarias. Se alguém duvidar do sistema prático, moderno e profissional na formação de engenheiros, deve visitar a escola Otto-Brenner nas imediações de Hanover, escola vocacional que forma engenheiros nas disciplinas de: electricidade e metalo-mecânica. Entre outras coisas, o laboratório da universidade técnica está equipado com um sistema de produção flexível que pode automatizar um vasto leque de processos de trabalho como; alimentação, verificação, manuseamento, posicionamento e transporte. Os vários elementos do sistema podem ser programados e controlados individualmente ou operados em rede. Bons contactos na indústria
De acordo com o professor catedrático, Heinz-Georg Meyer, o sistema está conforme com os altos padrões em prática na indústria automóvel. O controlo é processado através de PLCs S7 da Siemens, sendo usados WinCC para a visualização. Quanto à segurança integra também tecnologia de ponta. Trabalhando em parceria com a Phoenix Contact, a escola foi das primeiras a adquirir experiência na utilização do sistema Interbus Safety. Em virtude dos apertados orçamentos públicos, não surpreende que os componentes centrais da área da robótica e de outras tecnologias sejam doados por empresas industriais como, Festo, Lenze e Phoenix Contact. Isto demonstra o quão sólida pode ser a cooperação entra uma universidade técnica e o mundo dos negócios. Na realidade, muitos dos projectos finais (no segundo ano do curso, os potenciais engenheiros têm de completar um projecto) são desenvolvidos com base em sugestões das empresas, tendo como objectivo uma futura aplicação prática. Combinação das engenharias eléctrica e mecânica
A principal finalidade de muitos dos projectos é o desafio da integração das engenharias eléctrica e mecânica e isso é algo que é experimentado “ao vivo” na universidade. Esse foi certamente o caso de um projecto promovido pela EPLAN Software & Service no verão de 2006. O desafio: Todo o flexível sistema produtivo teria de ser desenhado através da nova plataforma EPLAN (isto é, EPLAN Electric P8 e EPLAN Fluid), ficando a parte mecânica a cargo do Autodesk Inventor Professional. Abordagem sistemática, fluxo de trabalho contínuo
A tarefa foi assumida por três candidatos a engenheiros electrotécnicos e dois futuros engenheiros mecânicos. Antes de porem mãos à obra, tiveram naturalmente de se familiarizar com o software, recentemente lançado no mercado. Para tal, receberam formação por parte da EPLAN Software & Service. Numa primeira fase do trabalho prático, os cinco participantes no projecto (Jörg Machens, Marcus Mohr, Claas Röver, Matthias Lautenschläger-Schreiber e Andres Dörfler) reuniram todos os componentes eléctricos e de fluídos. Para tal, recorreram em parte aos catálogos digitais dos fabricantes, por exemplo, o catálogo DKI da Festo, integrado no EPLAN Fluid. As vistas 3D dos componentes disponíveis neste catálogo eram exportadas para o Autodesk Inventor. Os técnicos trabalhavam num fluxo de trabalho duplo. Jörg Machens: “Nós introduzia-mos os componentes na gestão de peças do EPLAN Electric P8 e do EPLAN Fluid e simultaneamente criávamos a imagem 3D da instalação no Autodesk Inventor, o que simplificava a criação da cablagem. “Com base no encaminhamento dos cabos estabelecido no Autodesk Inventor, os respectivos diagramas podiam ser seguidamente transferidos para o EPLAN Electric P8. As engenharias eléctrica e de fluídos num único projecto
Isto permite que os elementos eléctricos e mecânicos se interliguem uniformemente, simplificando o trabalho dos desenhadores. Isso reflecte-se não só em poupança de tempo, como também facilita a sincronização dos dados multidisciplinares. Como resultado, tirando partido da plataforma dos dois programas CAE, os cinco pré-engenheiros conseguiram guardar no EPLAN Electric P8 e no EPLAN Fluid todas as especificações relativas ao hardware, podendo desenhar toda a estrutura dos dois sistemas, eléctrico e fluído num único projecto. Interface com software de manutenção
Até este ponto o projecto “apenas” utilizou as possibilidades CAE (Engenharia Apoiada por Computador). A próxima fase inclui o trabalho de desenvolvimento. O desafio: Desenvolver um sistema de comunicação que em caso de avaria da unidade transfira os dados do EPLAN Electric P8 e do EPLAN Fluid. Novas funcionalidades para o CAE: Detectar mais rapidamente a origem de avarias
Isto foi também um sucesso. Quando ocorre uma avaria registada pelo PLC, o sistema de controlo envia uma mensagem para o EPLAN Electric P8, onde é interpretado o DT associado ao erro. Este por sua vez convoca o esquema sendo o DT em questão seleccionado no monitor, esta vista é também linkada aos dados e imagens adicionais do componente, por forma a oferecer uma outra perspectiva da origem do erro. Jörg Machens: “Isto permite-nos mais tarde implementar o sistema CAE, actualmente necessário para o desenvolvimento, noutras máquinas ou sistemas vitais”. Estas novidades agradam sobremaneira aos utilizadores das máquinas: simplifica os planos de manutenção e reduz os períodos de paragem em virtude das causas de avarias serem mais rapidamente detectadas. Os engenheiros electrotécnicos da Otto-Brenner há muito que estão envolvidos na descoberta de novas tecnologias de intervenção no sentido de minimizar avarias e os consequentes tempos de paragem. Uma unidade de produção flexível pode também ser operada e mesmo programada através de um “laboratório controlado remotamente” na Internet (www.tsh.ipactive.de). Com o recurso a uma Webcam, podemos sempre verificar o estado corrente do sistema, quer estejamos no local ou não. Acompanhamento dos projectos, uma possibilidade
O trabalho dos cinco candidatos a engenheiros não está ainda completo – e como é lógico os dois professores que os supervisionam, Heinz-Georg Meyer (engenheiro mecânico) e Dieter Hennigs (engenheiro electrotécnico), ainda não os informaram da classificação que poderão obter com o seu projecto final. Mas estão satisfeitos com a abordagem e a dedicação manifestada pelos cinco alunos. Heinz-Georg Meyer: “Este projecto é efectivamente algo de especial para o nosso laboratório. Dado o carácter de pesquisa que o envolve, uma vez que o EPLAN Electric P8 e do EPLAN Fluid são produtos novos – foi óptimo que a EPLAN Software & Service tenha confiado em nós e desde logo cedido o software. O contacto entre a escola e a empresa actualmente está a cargo de Jan Fleming do departamento de vendas, também licenciado pela Otto-Brenner. De momento na EPLAN existem 16 trabalhos disponíveis para a escola, o que para nós traduz a possibilidade de desenvolvermos projectos através de um software topo de gama, proporcionando uma educação moderna aos nossos engenheiros”.

Satisfeitos com o seu trabalho: Matthias Lautenschläger Schreiber (à esquerda) e Jörg Machens (à direita), alunos da Otto-Brenner em Hanover.