Engenharia Elétrica: Simplificando Projetos de Variantes
Novas ferramentas e funções para o fabrico de armários de controlo
Os engenheiros de projeto da Konstruktionsbüro Becker (KBB) em Augsburg, Alemanha, desenvolvem e constroem armários complexos de controlo para clientes exigentes na indústria de construção de máquinas especializadas. Nos últimos meses, a empresa expandiu a Plataforma EPLAN, que já utiliza há muito tempo, adicionando mais ferramentas e funções. Agora, eles também simplificaram o design de variantes utilizando o EPLAN eBUILD.
Uma das vantagens das plataformas de engenharia é que elas nem sempre precisam ser usadas da mesma maneira invariável. Em vez disso, os utilizadores podem trabalhar com elas para progredir passo a passo, como na direção da engenharia automatizada. Isto também se aplica em grande medida à plataforma EPLAN, como mostra o exemplo dos escritórios de projetos de engenharia da Konstruktionsbüro Becker (KBB) em Augsburg. A empresa familiar – com Markus Becker na primeira geração e Florian Becker na segunda – tem se concentrado em projetos sofisticados de engenharia elétrica e armários de controlo há quase 25 anos.
Construção de Maquinaria Especializada Clássica
Um dos seus clientes é um fabricante de plataformas de elevação para a manutenção de comboios e elétricos. Florian Becker: “Nestes sistemas, as tecnologias elétricas e de controlo são projetadas para serem descentralizadas, o que significa que são divididas entre várias caixas de bornes.” Outros clientes fabricam sistemas de extração de exaustão, servo-prensas, sistemas de mistura e moagem e acionamentos de guinchos para construção de palcos. Quase todos eles são construtores de máquinas especiais tradicionais. A tecnologia elétrica muitas vezes complexa é projetada de forma única e encomendada no local. É aqui que entra a Plataforma EPLAN.
De olho nas melhorias
Entre os escritórios de projeto e fabricantes de armários de controlo, uma das maneiras pelas quais o KBB se mantém frente à concorrência é processando pedidos de forma rápida e dentro do prazo – e graças à utilização sistemática de inovações. Florian Becker: “Como somos engenheiros apaixonados, gostamos de testar, inspecionar e experimentar coisas. Por exemplo, quando o EPLAN disponibiliza versões beta com novas funcionalidades, gostamos de experimentá-las, principalmente para ver se os novos recursos facilitam o nosso trabalho.”
Design de variante simplificado com o eBUILD
A KBB aproveitou a definição de tendências e o desenvolvimento orientado para o futuro da Plataforma EPLAN com a sua funcionalidade de nuvem. O objetivo principal era simplificar os projetos de variantes. Como observa Becker: “Utilizamos o EPLAN eBUILD para projetar variantes e componentes repetitivos há cerca de seis meses”.
A razão pela qual a KBB valoriza tanto a simplificação dessas tarefas pode ser melhor explicada usando o exemplo de um projeto específico. Para um elevador de manutenção para comboios, cerca de 200 subestações e subdistribuidores (caixas de bornes) tiveram que ser projetados. As caixas de bornes são todas semelhantes, mas quase nunca iguais. Becker: “Com o eBUILD, podemos definir muito facilmente uma configuração básica que adaptamos aos requisitos específicos, por exemplo, à potência dos acionamentos ou à posição das caixas de distribuição dentro da rede de distribuição.” Embora isso seja mais uma vantagem coincidente, os engenheiros de projeto elétrico da KBB consideram-na crucial: “Para o projeto de variantes, o eBUILD fornece ferramentas de software muito práticas que tornam essa tarefa extremamente fácil”.
Além de facilitar o trabalho, o EPLAN possui um ótimo modelo de pagamento, no que diz respeito à KBB. “Pagamos anualmente por uma subscrição de licença que não está relacionada ao hardware específico em que está sendo executada ou a quem a está a utilizar, o que é justo.”
eVIEW como um canal de feedback
Outra novidade para os engenheiros da KBB é a função de visualização no EPLAN eVIEW. Becker: “Usamos principalmente esta função como um canal de feedback interno. Por exemplo, os funcionários podem inserir comentários e notas, fornecer aprovações e também incluir colegas externos. Isso garante um fluxo de trabalho tão simples quanto estruturado.” Também provou ser prático quando usado no local durante a instalação e comissionamento: “Como o eVIEW também funciona num computador tablet, os técnicos de instalação podem adicionar notas e anotações à documentação, melhorando o fluxo de informações. ” Outra vantagem é que esta ferramenta é gratuita.
Implementação Rápida dos Novos Módulos e Funções
Como a equipa de projetos da KBB está sempre ocupada, foi bom que Tim Flinspach escrevesse a sua tese de bacharelado sobre a implementação das novas funções do EPLAN durante o seu programa de trabalho e estudo duplo. Desde a conclusão dos seus estudos que se juntou à equipa da KBB e supervisiona a implementação do projeto.
Automatizando a Produção de Caixas de distribuição
Uma parte do projeto envolve a construção da caixa de distribuição. Becker: “Fabricamos muitas caixas de bornes menores e subdistribuidores feitos de materiais sintéticos. Agora automatizamos esta etapa comprando uma fresadora e gerando os dados de fresagem no EPLAN Pro Panel.” Isso funciona de forma excelente na prática e realmente facilita o trabalho de produção: “Não precisamos mais serrar manualmente os recortes para displays e elementos de controlo, economizando tempo e resultando num armário mais bonito”.
Identificação de fios únicos no método "faça você mesmo"
Além do sistema de fresagem, a KBB também adquiriu um sistema de montagem e identificação de fios individuais. Nos escritórios de projetos, Arthur Kinder está ocupado a otimizar a operação do sistema: “Ainda estamos a trabalhar na seleção de cores para criar uma legibilidade ideal. Neste momento, estamos a exportar as listas de fios do EPLAN com todas as informações relevantes, incluindo comprimento, secção transversal e identificação como um arquivo Excel. Em breve, no entanto, o sistema utilizará os dados diretamente do EPLAN Pro Panel.”
Fiação Sem Esquemas
Outro projeto de otimização atual diz respeito à fiação e cablagem dos armários de controlo e caixas de bornes. O EPLAN agora está a ser utilizado consistentemente para isso, o que significa que os funcionários da produção também podem concluir os projetos de fiação e cablagem sem nenhum esquema e os comprimentos dos fios estão sempre corretos, sem grandes proteções extra. Becker: “Há realmente uma grande quantidade de cablagem, especialmente para os elevadores de trabalho para veículos ferroviários, que podem ter até 400 metros de comprimento. Costumávamos trabalhar com tambores de cabos no local, mas agora fornecemos cabos cortados no comprimento, montados e rotulados. Isso economiza tempo e ajuda a evitar erros.”
Consultoria e muito mais
O que foi bastante incomum para Becker foi aproveitar o suporte de consultoria da EPLAN para os projetos descritos: “Geralmente trabalhamos para adquirir o conhecimento necessário por conta própria, com a ajuda de vídeos e fóruns. Mas a consultoria foi muito útil aqui e eu recomendo. Isso levou a uma compreensão mais profunda para nós e a alguns momentos 'aha!'. ”
A empresa planeou projetos adicionais para os próximos meses: “Continuaremos a aprimorar os processos de montagem de cabos, rumo à fiação inteligente. E também veremos o recurso de realidade aumentada (AR) no eVIEW. Ele oferece muito potencial para simplificar o serviço, especialmente para sistemas fora da Alemanha, porque podemos obter uma visão geral da situação utilizando o AR, pelo menos como um primeiro passo.”
Autor: Gerald Scheffels, jornalista especialista freelance, Wuppertal, Alemanha