A combinação inteligente

A combinação inteligente

A Windhoff-und Anlagentechnik GmbH avaliou as vantagens da combinação das engenharias eléctrica e de fluídos no desenvolvimento de veículos sobre carris: Os sistemas CAx da EPLAN para as duas disciplinas estão perfeitamente harmonizados.

A Windhoff-und Anlagentechnik GmbH avaliou as vantagens da combinação das engenharias eléctrica e de fluídos no desenvolvimento de veículos sobre carris: Os sistemas CAx da EPLAN para as duas disciplinas estão perfeitamente harmonizados. Desta forma é possível, por exemplo desenvolver sistemas de travagem electro-pneumáticos num curto espaço de tempo e com um risco mínimo de erros, pelo que a Windhoff utiliza um sistema modular com vista a acelerar o processo de desenho. Muitas das pessoas que frequentemente utilizam veículos sobre carris já ouviu falar da Windhoff-und Anlagentechnik GmbH em Rheine, Alemanha, mesmo que nunca tenham tido o prazer de viajar num dos seus veículos. A Windhoff – empresa do grupo Georgsmarienhütte – desenvolve e produz veículos sobre carris para reparação de vias-férreas e catenárias, por exemplo para rectificação e manutenção de carris, assim como veículos especiais de combate a incêndios e salvamento, de carga e de troca de locomotivas. Outra divisão produz sistemas fixos ainda na área da tecnologia sobre carris como plataformas elevatórias, uma terceira divisão está direccionada para sistemas de tecnologia industrial. Hoje os veículos da Windhoff estão espalhados por todo o globo – na manutenção da rede de alta velocidade Alemã, veículos de combate a incêndios nos caminhos de ferro Suíços e os veículos de manutenção da rede de alta velocidade em Taiwan foram fabricados em Rheine. Produção feita à medida – Desenvolvimento modular
Os veículos são geralmente produzidos com características específicas. As diferentes especificações das várias companhias férreas só por si obrigam a que a Windhoff não possa usar processos já elaborados. O que implica que os aproximadamente 15 a 20 funcionários da equipa de desenho tenham sempre muito que fazer. Andreas Hellweg, engenheiro graduado da Windhoff: “Como forma de acelerar o trabalho e melhorar a qualidade, há alguns anos atrás optamos por conceber módulos que apenas necessitam ser adaptados aos requisitos individuais”. Engenharia eléctrica e de fluídos: Planeadas da mesma fonte
No decurso destes desenvolvimentos a Windhoff tomou a decisão de utilizar o fluid-PLAN (agora EPLAN Fluid): Este sistema CAE simplifica consideravelmente o processo de planeamento de fluídos e partilha uma plataforma comum ao EPLAN 5 (agora EPLAN Electric P8) para elaboração de projectos eléctricos. Verena Köster, desenhadora de esquemas eléctricos na divisão de carris: ”O nosso objectivo é modularizar os esquemas por funções. Neste âmbito faz sentido uma estreita relação/ligação entre as engenharias de fluídos e eléctrica, uma vez que nos nossos veículos os sistemas de fluídos são na sua maioria controlados electricamente. Adicionalmente os procedimentos usados no desenho são muito similares. “Verena Köster é a pessoa ideal para ajuizar, já que originalmente trabalhava em exclusividade na elaboração de projectos eléctricos e actualmente passa 50% do seu tempo com esquemas de fluídos”. Novos procedimentos: As disciplinas são manipuladas em paralelo, não consecutivamente
Anteriormente, os desenhadores retiravam desenhos de projectos similares para servirem de base e modificavam-nos por forma a irem de encontro aos requisitos individuais. Actualmente, utilizam um modelo de projecto neutral, por exemplo para a função de “grua”. Este modelo contém uma unidade modular para fluído e eléctrico. As unidades modulares são desenvolvidas em paralelo, sendo as alterações mais relevantes transferidas de uma para outra. Verena Köster: “Isto permite que o pessoal de fluído e eléctrico trabalhem um projecto em paralelo, poupando tempo no desenvolvimento do mesmo”. Este é um factor importante para a Windhoff uma vez que os departamentos de desenvolvimento e de produção estão permanentemente ocupados. Desenvolvimento comum promove a comunicação
O facto de termos esquemas idênticos para as duas disciplinas, para nós é considerado uma mais valia, rentabilizando o número de páginas e a numeração dos componentes. Mas vai ainda mais além: O desenvolvimento é processado em conjunto – o que era realizado por dois departamentos em compartimentos diferentes, é agora efectuado em estreita cooperação, com o correspondente efeito positivo no resultado. Andreas Hellweg: “O desenvolvimento comum das engenharias de fluídos e eléctrica permite-nos mais facilmente atingir os objectivos. A introdução do fluid-PLAN fez-nos repensar a necessidade de uma nova forma de trabalhar”. Ultrapassar o cepticismo inicial
Foi uma realidade tanto para a equipa de desenho como da produção de fluídos. Para eles a mudança foi bastante acentuada, mais do que para os engenheiros electrotécnicos. Mas rapidamente se aperceberam das vantagens oferecidas pela estreita colaboração interdisciplinar, especialmente quando descobriram que muitos dos fornecedores da Windhoff, como os fabricantes de gruas, eram também utilizadores do fluidPLAN: O que simplificava o trabalho e contribuía para resolver problemas de coordenação entre as equipas de hidráulica e os engenheiros electrotécnicos – no período em que a equipa de desenho mecânico era também responsável pelos sistemas hidráulicos – por exemplo acerca da colocação e ligação dos componentes, esse problema é agora coisa do passado. Um esquema comum
Esta é a razão pela qual todos os projectos da Windhoff são criados recorrendo ao EPLAN 5.70 e fluidPLAN – e os desenhadores esperam retirar mais vantagens da nova plataforma EPLAN. Já foram adquiridas licenças para EPLAN Electric P8 e EPLAN Fluid, mas a sua implementação não será processada antes de Abril. August Teepe, responsável pelo departamento IT da Windhoff: “Na nossa empresa os sistema CAD – incluindo o desenho mecânico – encontra-se ligado através do sistema EDM ao SAP, tendo implementado um fluxo consistente de dados desde os primeiros desenhos aos departamentos comerciais: Por exemplo, as listas de material são geradas directamente no sistema SAP, as quais servem de base ao departamento de compras para efectuar as encomendas. “Uma vez que o fornecedor do sistema EDM não terá completado o interface para o novo EPLAN Electric P8 até ao início do ano, a empresa decidiu atrasar a implementação do interface directo para SAP por forma a manter o fluxo contínuo de dados”. Software de fluídos para ar comprimido, óleo hidráulico e água
Os desenhadores da Windhoff usam também o fluidPLAN para projectar os sistemas pneumáticos. Os componentes pneumáticos dos veículos sobre carris incluem, por exemplo, a activação dos pantógrafos, os travões, sinalização e outros sistemas de controlo. Adicionalmente, o software é também utilizado no desenho das unidades de óleo hidráulico como o fornecimento de água aos sistemas de rectificação dos carris. Sistemas de controlo das ferrovias/sistemas de travagem: Estreita ligação interdisciplinar
Uma das áreas mais complexas no seu desenvolvimento é a referente aos sistemas de controlo das vias férreas que diferem segundo o país e respectivas empresas de caminhos de ferro. A documentação de um sistema/veículo pode ser composta por várias centenas de páginas de esquemas eléctricos, assim como várias páginas referentes às unidades pneumáticas e hidráulicas. Foi a interligação entre estes dois tipos de documentos que a Windhoff conseguiu implementar ao nível do desenho. Isto também se aplica ao módulo de travagem desenvolvido pelos próprios técnicos: Aqui todos os componentes pneumáticos e eléctricos se encontram combinados num módulo compacto. Dia a dia o trabalho tende a tornar-se mais fácil em vários aspectos
A Windhoff antevê outras vantagens em utilizar o fluidPLAN, ou no futuro o EPLAN Fluid. Verena Köster: “A interligação CAx entre as engenharias eléctrica e de fluídos vem ao encontro com a norma EN 61346, que estrutura os DTs uniformemente entre as várias disciplinas segundo as suas funções. Adicionalmente a ligação directa às bases de dados, como os catálogos online, poupam imenso tempo”. Componentes sensores, como os de temperatura nos tanques hidráulicos ou de pressão nas linhas, são também relativamente fáceis de incluir nos desenhos, uma vez que terão de ser incluídos nos respectivos módulos com os elementos de fluídos e eléctricos. Os dados relativos aos sensores são depois processados nos PLCs do respectivo sistema. E para fixar combinações, como as válvulas proporcionais e suas unidades actuadoras, os desenhadores definiram macros que podem convocar através de um simples clique. Uma ligação lógica
Assim a ligação entre as engenharias eléctrica e de fluídos provou ser uma mais valia em vários aspectos – a Windhoff regista uma melhoria efectiva não só ao nível dos processos de trabalho, como na redução de inconsistências entre as várias disciplinas. Estas vantagens tornar-se-ão ainda mais evidentes aquando da instalação da nova plataforma EPLAN em Abril: Então ambas as disciplinas irão usar exactamente a mesma base de dados, em que cada uma terá um aspecto diferente fazendo parte de um projecto global.